No ambiente educacional ou espaços de brincar, como é caso da Benjamina, as crianças dão os primeiros passos para socialização, mergulhando em um mundo além do círculo familiar. É lá que muitas vezes replicam os valores aprendidos em casa, e nos meios que frequentam. Também é nesse ambiente que muitas crianças negras enfrentam o veneno implacável do racismo estrutural, que continua se estruturando através de vieses que reforçam o não pertencimento diariamente.
As mudanças só acontecerão com atitudes, senão, teremos os mesmos resultados colhidos por um período de recorrências discriminatórias e racistas. Devemos dar exemplos concretos para as crianças e adolescentes, enfatizar a diversidade e o respeito diariamente.
Desde sua criação, a comunidade da Benjamina têm buscado olhar com cuidado e intencionalidade para a questão racial, tanto nas relações interraciais, quanto de representatividade, seja de famílias, crianças ou equipe.
Buscamos promover sensibilização e letramento racial de nossa comunidade, ainda majoritariamente branca, por meio de diversas referências significativas, como as aulas de capoeira com nosso mestre @minduim.ababda, trazendo a cultura afro para nossas crianças desde 2019 (!); a Ciranda do Livro, focada na temática racial, apresentando de forma lúdica a cultura negra, através de uma curadoria de autores, ilustradores e personagens negros; letramento e sensibilização racial com a consultoria @nosmulheresnegras, para toda equipe e também todas as famílias da comunidade; além de diversas ações que estão sendo construídas atualmente pelo Grupo de Trabalho Antirracista, composto por representantes das famílias e da equipe, que prevê diversas ações, não só de letramento da comunidade, mas de promoção de um ambiente seguro e acolhedor para todos, para que a representatividade negra possa ser cada dia maior. A redação desse post é um exemplo das ações desse GT.
Entendemos o tamanho do desafio e sabemos que é um caminho de aprendizagem longo e incômodo, mas essencial para formarmos nossas crianças dentro de uma perspectiva mais diversa, inclusiva e humana.